O risco é indispensável na arte circense. Se colocar voluntariamente em perigo e superar os obstáculos faz parte do cotidiano do artista de circo. Esta situação, que trabalha com o equilíbrio e o desequilíbrio, requer força, resiliência e confiança no outro, mesmo se tratando de uma cena solo. Muitas vezes o artista solo conta com um companheiro fora de cena para dar-lhe minimamente “segurança”.
No circo se aprende desde cedo a importância do coletivo, por vez base de sustentação para a superação dos desafios impostos pela pratica desta arte. Um corpo sustenta o outro, que apoia mais um, que segura um quarto, que forma um todo. Aqui, também, ninguém solta a mão de ninguém. Circo é resistência! Viva o Circo!!!!
O Festival Mundial de Circo é um evento internacional realizado em Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas Gerais desde 2001. Este ano, voltamos para as praças, ruas e palcos de BH com força e resiliência, tal qual o CIRCO nos ensinou e ensina!
Arte da capa: Clarice Panadés.
VEJA O FOLDER DA PROGRAMAÇÃO AQUI.
PROGRAMAÇÃO
MOSTRA DE CENAS CIRCENSES
A “Mostra de Cenas Circenses” é produzida especialmente para o festival e reúne trabalhos autorais de artistas circenses e um diretor convidado. A iniciativa fomenta encontros e intercâmbios inéditos, estimulando novas produções na área do circo. Direção: Ronaldo Aguiar.
Com: Alessandro Coelho e Débora Ishikawa – Cia. Gravitá / Alex Bingó – Cia. Resto D’ontê / Daniela Casas Muñoz e Faber Cedeño Arias – Cia. Duo de Cerveza / Lu Viacava / Ronaldo Aguiar / Rapha Santacruz / Fernando e Francis – Mulambo e Rizoto
Direção: Ronaldo Aguiar
Local: Galpão Cine Horto ( Rua Pitangui, 3613, Horto)
Dias e Horários: 06 e 07 de agosto (sábado e domingo). Dia 06 de agosto às 21h e dia 07 de agosto ás 19h.
Ingressos: R$ 20,00 (INTEIRA) e R$ 10,00 (MEIA-ENTRADA). Ingressos adquiridos no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro a partir de 1horas antes do inicio do espetáculo (sujeito a lotação do espaço).
Classificação etária: Livre Duração: 60min
CIRCULAÇÃO GRUPO LAMÍNIMA (Programação associada)
Em 2022 a LaMínima comemora 25 anos de história, de muita palhaçaria clássica combinadas com números de dança, acrobacia cômica e excêntricos musicais. Para marcar bem a data e comemorar junto ao público, a companhia realiza uma circulação com espetáculos de seu repertório por vários Estados, incluindo Minas Gerais. Em Belo Horizonte, durante o Festival Mundial de Circo, vamos assistir:
Rádio Variété: Três artistas do teatro de variedades num local público começam a instalar uma parafernália “um tanto” tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos este conjunto toma forma de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais. Dia: 04 de agosto, quinta-feira, às 12h Rua Rio de Janeiro 600( Quarteirão Todas as Tribos) – Centro. Gratuito. Classificação etária: Livre
Luna Parke: Um parque ambulante apresenta aos visitantes, um acervo com as mais fantásticas atrações: “Monga a Mulher Gorila”, “Johnny o Homem – Bala” e muitas outras surpresas! Dia: 05 de agosto, sexta-feira, às 19h30 na Praça Duque de Caxias/Santa Tereza . Gratuito. Classificação etária: Livre
Circo Charanga: Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers, as tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, apresentam reprises, números de habilidade e de música excêntrica, nos moldes dos circos clássicos. Dia: 07 de agosto, domingo, às 11h na Praça Carlos Chagas (Praça da Assembléia) Santo Agostinho . Gratuito. Classificação etária: Livre
Reprise: Prontos para iniciar sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de muitas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, decidem realizar o trabalho juntos. Dia: 11 de agosto, quinta-feira, às 9h no Parque Municipal . Gratuito com retirada de ingressos no site www.sympla.com.br Classificação etária: Livre.
Oficina: “Palhaçaria e comicidade física”. Com Grupo LaMínina. Inscrições previas. Dias 08 e 09 de agosto de 17h as 20h no Instituto HaHaHa.
Exposição: Fotos de edições anteriores do Festival Mundial de Circo. Durante as apresentações do LaMinima em praças de BH.
Lançamento de Livro: “Domingos Montagner: o Espetáculo Não Para”. Local: Galpão Cine Horto ( Rua Pitangui, 3613, Horto) Dia 06 de agosto, sábado às 19h.
Ficha técnica 21o Festival Mundial de Circo
Coordenação Geral: Jeane Julia, Juliana Sevaybricker e Fernanda Vidigal
Produção: Aris Serra Negra
Administração financeira: Paola Reis
Assessoria de Imprensa: Rizoma Comunicação
Redes Sociais: Maria Elisa Costa
Foto e Vídeo: Leo Tafuri
Ambientação: Ricca Costumes
Riggers: Pedro Sartori do Vale e Euler Batista
Iluminação: Edmar Pinto