Festival Mundial de Circo

Sobre o Festival – Tema FMC

O Festival Mundial de Circo é realizado em Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas Gerais desde 2001. Seu grande diferencial reside na diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas que o próprio circo oferece. Essa característica faz do Festival um evento plural que atinge todas as idades e classes sociais.

Ruas, praças, teatros, espaços urbanos, comunidades rurais e, claro, a lona de circo, já foram palco e picadeiro ocupados pela arte circense durante o Festival Mundial de Circo. Na plateia, jovens e adultos, idosos e crianças, imbuídos de um sentimento que não escolhe idade: a eterna busca do homem em superar seu próprio limite! Por isso o circo exerce tamanho fascínio, pois trabalha com o impossível, com o perigo. O circo é a arte do insólito, do inesperado, do surpreendente e também espaço da emoção e do riso.

Primeiro do gênero no país, o Festival Mundial de Circo garantiu destaque na agenda dos grandes festivais de artes cênicas de Belo Horizonte já em sua primeira edição, em setembro de 2001. Recebeu o prêmio “Gentileza Urbana”, concedido pelo IAB/MG (Instituto dos arquitetos do Brasil) e ao longo de sua trajetória obteve apoio e chancela de órgãos e instituições importantes como a UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte entre outros.

Em suas vinte edições – de 2001 a 2021 – o festival contou com a participação dos maiores nomes do circo mundial (como o circo americano Ringling Bross e o internacionalmente conhecido Cirque du Soleil) além de artistas e grupos de diversos países, entre eles Argentina, Uruguai, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Kênia, Ghana, Rússia, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e de todas as partes do Brasil.

Realização:

A Agentz Produções Culturais é uma empresa especializada em produção executiva de eventos, espetáculos, shows, mostras, festivais e em formatação, planejamento e gestão de projetos corporativos e programas culturais. Fundada em 1999, a Agentz consolidou sua atuação no mercado cultural criando e realizando projetos diferenciados, que ao longo de sua trajetória obtiveram reconhecimento local, nacional e internacional.

O CIRC – Centro de Intercâmbio e Referência Cultural é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2010 por um grupo de artistas, produtores, empresários, professores, assistentes sociais e filósofos. De caráter prioritariamente cultural e educacional, tem por finalidade utilizar a cultura e a educação como principal instrumento para a promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social, promovendo a cidadania, a igualdade, o desenvolvimento humano e sócio-educacional, mediante atividades e projetos culturais de atuação ampla e diversa.

Rolar para cima