Oficina “O Jogo do Palhaço” em Itabirito

 

Inscrições Encerradas. A equipe do Festival Mundial de Circo entrará em contato com os selecionados até o dia 28 de julho. 

Festival Mundial de Circo 2014

*Oficina: “O Jogo do Palhaço” – com Grupo Trampulim

Ser palhaço é um estado e uma consciência, requer uma lógica específica. A oficina pretende trabalhar as técnicas de respiração, conscientização  vocal  e  corporal. O passo seguinte  é  focado  em  exercícios  que estimulam a concentração, a  tensão e atenção, a memória emotiva, a quebra de tabus,  a  relação  com  o  erro,  o  ridículo,  a mecânica  do  riso,  o  desenvolvimento do  jogo, do estado e da  lógica do palhaço. Paralelamente são desenvolvidas as técnicas de clownaria clássica utilizadas pelos palhaços tradicionais circenses, como slap stiks e cascatas (quedas, tapas, tropeços). Após esta preparação, jogos e brincadeiras estimulam o entrosamento, a improvisação e a  iniciação na  lógica e no  jogo próprios de  cada palhaço.

O Grupo Trampulim surgiu em Belo Horizonte no ano de 1994 dentro  da  SPASSO  –  Escola  Popular  de  Circo.  Seu principal foco de trabalho é a  linguagem circense e, mais especificamente a linguagem do palhaço e  suas  técnicas, aliadas ao  improviso  cênico e à musica.  Adriana Morales e Tiago Mafra, ministrantes da oficina são também  diretores artísticos do Grupo Trampulim.

*Os alunos da oficina participarão do cortejo de abertura do Festival Mundial de Circo juntamente com o grupo Trampulim, no dia 31 de julho às 19h (saída da Prefeitura de Itabirito). Para o cortejo, a maquiadora Regina Maia ensinará maquiagens tradicionais de palhaços no dia 31 de julho de 14 às 17h.

Faixa etária: a partir de 15 anos

Número de participantes: máximo 25 alunos

Dias/horários:

-31 de julho – de 09 às 12h (Grupo Trampulim) e de 14h ás 17h (maquiagem com Regina Maia).

-01 de agosto – de 09 às 12h (Grupo Trampulim)

Local: Ateliê das Artes (Itabirito/MG)

OFICINA GRATUITA