OFICINAS Festival Mundial de Circo em Caxambu

Durante o Festival Mundial de Circo em Caxambu algumas oficinas especiais irão acontecer. Participe, todas são gratuitas!

Inscrições Encerradas!

 *Oficina: “O Jogo do Palhaço” – com Grupo Trampulim

Grupo Trampulim fotos de Andre Fossti 2Ser palhaço é um estado e uma consciência, requer uma lógica específica. A oficina pretende trabalhar as técnicas de respiração, conscientização  vocal  e  corporal. O passo seguinte  é  focado  em  exercícios  que estimulam a concentração, a  tensão e atenção, a memória emotiva, a quebra de tabus,  a  relação  com  o  erro,  o  ridículo,  a mecânica  do  riso,  o  desenvolvimento do  jogo, do estado e da  lógica do palhaço. Paralelamente são desenvolvidas as técnicas de clownaria clássica utilizadas pelos palhaços tradicionais circenses, como slap stiks e cascatas (quedas, tapas, tropeços). Após esta preparação, jogos e brincadeiras estimulam o entrosamento, a improvisação e a  iniciação na  lógica e no  jogo próprios de  cada palhaço.

 O Grupo Trampulim surgiu em Belo Horizonte no ano de 1994 dentro  da  SPASSO  –  Escola  Popular  de  Circo.  Seu principal foco de trabalho é a  linguagem circense e, mais especificamente a linguagem do palhaço e  suas  técnicas, aliadas ao  improviso  cênico e à musica.  Adriana Morales e Tiago Mafra, ministrantes da oficina são também  diretores artísticos do Grupo Trampulim.

Faixa etária: a partir de 15 anos

Número de participantes: máximo 15 alunos

Dias: de 26 a 28 de julho de 2013

Horário: Dia 26 de 9h as 12h, dias 27 e 28 de 14h as 17h.

Local: Centro Cultural Caleidoscópio (Galeria João Branco – no calçadão/Caxambu)

OFICINA GRATUITA

* Inscrições: Enviar a frase “quero fazer a oficina de palhaços” com nome completo, idade, telefone e e-mail para: guilherme@agentz.com.br

 

* Oficina de perna-de-pau com Cia. Carroça de Mamulengos

30Elemento presente no mundo inteiro, a perna-de-pau é utilizada tanto em apresentações artísticas e brincadeiras infantis quanto em rituais religiosos. A oficina tem como objetivo apresentar esse brinquedo popular e suas diversas formas de equilíbrio.

A Companhia Carroça de Mamulengos é uma das principais companhias de arte popular do Brasil.  É formada há 35 anos por uma família de brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços.

Faixa etária: a partir de 07 anos

Número de participantes: 20 alunos

Dias: 26 de julho de 2013

Horário: de 14h as 17h

Local: Centro Cultural Caleidoscópio (Galeria João Branco – no calçadão/Caxambu)

OFICINA GRATUITA

*Inscrições:

Enviar a frase “quero fazer a oficina de perna-de-pau” com nome completo, idade, telefone e e-mail para: guilherme@agentz.com.br

*Oficina de Brinquedos Populares com Carroça de Mamulengos

O Carroça sempre buscou em suas viagens recolher brinquedos populares compondo hoje, um amplo acervo. Alguns modelos foram escolhidos para realizar oficinas de confecção, sempre utilizando elementos naturais e reciclados. Os brinquedos são diversos e entre eles estão: Rói-rói, Corrupio, Mané Gostoso, Galinha, Traca-traca, entre outros.

A OFICINA ACONTECERÁ NO DIA 27 DE JULHO, SÁBADO ÀS 15H NA PRAÇA 16 DE SETEMBRO EM CAXAMBU. NÃO É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO. OFICINA GRATUITA.