CARAVANA- MEMÓRIAS DE UM PICADEIRO é o último espetáculo do Festival 2012

  “Caravana – Memórias de um Picadeiro” . Dia 29/09, Sábado às 20h e dia 30/09,  domingo às 17h no Grande Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena 1537).

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

CARAVANA – MEMÓRIAS DE UM PICADEIRO de Luís Alberto de Abreu, um dos principais dramaturgos e roteiristas de cinema do país, traz toda sua pesquisa do universo da arte popular para, a partir do argumento de Beto Andreetta e da direção de Chico Pelúcio do Grupo Galpão, apresentar um texto feito todo em versos, com ditos e brincadeiras populares que dialogam com os números circenses exaltando os aspectos culturais de cada região brasileira e a maneira como essas diferenças regionais influenciaram a diversidade de expressões que os circos abrigam. O espetáculo é uma homenagem do Circo Roda ao circo tradicional brasileiro.

Segundo o diretor, “Abreu amplia as imagens realizadas em cena e, visitando o imaginário popular, conecta passado e presente, o que certamente vai emocionar crianças e adultos. Posso dizer que é uma homenagem a essa arte tão importante em nosso país”, afirma Pelúcio que fica à vontade com a temática voltada à cultura popular, “por meio da narrativa de um velho palhaço buscamos mostrar ao público a tradição do circo nacional mergulhando em seu formato tradicional de espetáculo e, ao mesmo tempo, contemplando um singelo melodrama de circo-teatro”, completa.

 No enredo, o velho palhaço Caturrão faz sua última apresentação, enquanto o circo seguirá sua turnê. Em seu camarim, o palhaço recebe a visita de uma menina, uma pequena fã, que ouve dele as lembranças de todos os lugares pelos quais passou. A cada lembrança, ele nos leva a desfrutar um pouco da nossa cultura popular recheada de dança, música e de impactantes números circenses.

 Caravana é a quarta produção grupo, que tem como linguagem e estética a inserção da dramaturgia no universo circense para contar suas histórias. Em suas  apresentações, Caravana – Memórias de um Picadeiro trará números de trapézio, acrobacias, lira, magias e reprises de palhaços para contar a aventura de um circo e suas viagens pelos estados brasileiros, por meio das lembranças de Caturrão.

 A cenografia e os figurinos de Márcio Medina ressaltam todos os aspectos da cultura de cada cidade brasileira, apoiados em elementos gráficos que realçam os ícones mais fortes de cada região. A trilha sonora original de Marcos Boaventura e Guga Bernardo percorre a riqueza da música popular brasileira, traçando um panorama sobre os ritmos de nossa música. A iluminação de Wagner Freire traduz cada ambiente e elemento climático, de nosso país, ressaltando efeitos cênicos e recortando os elementos circenses, para destacar cada performance.