Festival Mundial de Circo e ParaBenjamim – 3º Festival de Palhaços

O Festival Mundial de Circo mais uma vez arma o picadeiro em Pará de Minas para apresentar ao público uma programação especial, que conta com a participação de palhaços e artistas circenses da Espanha, Argentina e Brasil.

O ParaBenjamim – 3º Festival de Palhaços volta à cena para manter vivos a emoção e o encantamento do público pelo artista do picadeiro. Na terra de Benjamim de Oliveira, personagem de destaque na história do circo no Brasil, a Prefeitura, juntamente a Secretaria Municipal de Cultura, realiza um de seus eventos culturais mais aguardados.

Participe desta festa. Venha rir, gargalhar e se emocionar conosco.

Ver quadro de programação: Quadro de Programação

 Festival Mundial de Circo

 *Cia La Tal e Leandre (Catalunha)

Espetáculo: Démodés

 Três palhaços perdidos, expulsos por um mundo em mudança. Esse é o tema de Démodés, espetáculo que reúne o artista Leandre Ribera e a companhia espanhola La Tal.

Aos poucos vamos descobrindo a pessoa por trás do nariz vermelho e encontramos o palhaço por trás da pessoa. Trata-se de uma tragicomédia sobre o fim destes personagens cômicos do imaginário coletivo, contada a partir da linguagem clássica dos palhaços.

Com: Enric Casso, Jordi Magdaleno e Leandre Ribera

 Local: Parque do Bariri

Dia: 7 de setembro

Horário: 16h

 * Circo Amarillo (Argentina/ Brasil)

Espetáculo: Experimento Circo

Espetáculo de humor que reúne quatro artistas que se revezam em tudo: música, acrobacias, pirofagia e malabarismo. Risco, surpresa, imaginação e cumplicidade com o público fazem desta apresentação uma gostosa aventura para todas as idades.

 Com: Luciana Menin, Marcelo Lujan e Pablo Nordio.

 Dia: 11 de setembro

Local: Parque do Bariri

Horário: 16h30min

ParaBenjamim – 3º Festival de Palhaços

 *Palhaço Pururuca

 Pururuca é o nome adotado por Rogério Galvão de Faria, artista nascido em Pará de Minas. Há muitos anos, faz graça em palcos, picadeiros, ruas e festas na sua busca de atrair o riso dos pequenos e dos maiores também!

 Dia: 8 de setembro

Local: Praça Nossa Senhora da Conceição -Tavares de Minas

Horário: 15h

 Dia: 9 de setembro

Local: Escola Estadual Zico Ferreira – Torneiros

Horário: 15h

 *Cortejo Circense

Apresentação itinerante com artistas do Coletivo de Palhaços , Grupo de Teatro Maracutaia,  Rony Morais Artes Cênicas e Grupo de Teatro Iluminartt.

 Locais:  Praça Torquato de Almeida e Rua Benedito Valadares

Dia: 10 de setembro

Horário: 11h

 *Espetáculo com Coletivo de Palhaços

 O Coletivo de Palhaços e uma iniciativa que nasceu em Belo Horizonte, reunindo vários artistas em torno do fazer circense. O espetáculo apresenta ao público os melhores números de cada núcleo cênico convidado, sob a direção da Companhia Circunstância.

Artistas e grupos convidados: 

 Cia. Circunstância

A Companhia é formada por artistas que possuem em comum a entrega à “arte de palhaços”. O público vai se divertir com o repertório do espetáculo De mudança. É a história de dois funcionários de uma empresa de mudanças que, em meio às caixas e a um espelho de grande importância para Dona Gertrudes – a senhora que contratou o serviço, se deliciam com as descobertas e peripécias que esta situação lhes proporciona.

 

Cia. El Individuo

Quando os palhaços Cloro e Mercurio se encontram, a confusão é imediata. Mercúrio considera-se o mais bobo do mundo e Cloro, o palhaço mais excêntrico que jamais existiu. Andarilhos, eles andam com a alma leve e a mala cheia de segredos para encantar o público, sob o olhar às vezes ingênuo e muitas vezes grotesco do palhaço.

 

Rodrigo Robleño

O palhaço Viralata, interpretado por Rodrigo Robleño, se encontra com o público para, entre brincadeiras e trapalhadas, apresentar seus números de malabarismo.

 

 

Palhaço Furreca (Eduardo Dias)

Com sete anos dedicados ao ofício do palhaço, Eduardo Dias vem trabalhando para o Teatro/Circo, criando números e espetáculos. Em 2001, inicia sua pesquisa sobre a comicidade e a música cênica. Do fruto deste trabalho, nascem os espetáculos O Carrinho, O Mordedor de Cotovelo, Bufo Jazz, Batata Quente e Se tem barba tem que casar.

 

Xim Xim (Xisto Siman – Circovolante)

Xinxin é palhaço do Circovolante. Atua pelas ruas do Brasil há 20 anos, viajando por todo o Brasil. Seu humor é sarcástico, picante, mas não perde a poesia, mesmo quando perde a compostura. É malabarista e investiga novos movimentos com argolas, atribuindo uma outra função a esse malabar.

 

 

Maria Cutia

Atores, músicos, palhaços e brincantes formam o grupo Maria Cutia e dedicam-se a pesquisar a linguagem da música em cena, do teatro de rua, do palhaço, das máscaras expressivas, da música ao vivo, construindo espetáculos para crianças e adultos.

 

 

Titetê (Cícero Silva)

Besteirologista de Platão, digo, de plantão, plantinhas, mudinhas e faladeiras. Formado em Medicinê ê Filosofê pela Universitê de Luvã.  Logus… especialista em manipulação de ré médios, ré graves, revistas e manuais. Instrumentista de instrumentos manufaturados com as mãos. Sendo bão de mão, cultiva plantas entre uma e outra visita as Marias enfermas, digo, enfermarias.  Titetê é Cícero Silva, formado em Filosofia pela UFMG, é ator e diretor artístico.

 

Pindaíba

Thiago Araújo é o Palhaço Pindaíba. Atravesseou os sete mares. Itália, Alemanha, Malta… bem, quase sete. Cruzou o Brasil de Porto Alegre a São Luís do Maranhão, Goiás, Corumbá, Belo Horizonte… Conheça o seu espetáculo solo Manual de Sobrevivência na Grande Cidade e toda trajetória de atuação cômica deste paspalho no blog.

 

Dia 10 de setembro com: Cia. Circunstância, Cia. El Individuo, Palhaço Viralata (Rodrigo Robleño), Palhaço Furreca (Eduardo Dias) e Palhaço Xim Xim (Xisto Siman).

Local: Parque do Bariri

Horário: 16h

 Dia 11 de setembro com: Cia. Circunstância, grupo Maria Cutia, Palhaço Titetê (Cícero Silva) e Palhaço Pindaíba (Thiago Araújo).

Local: Parque do Bariri

Horário: 15h30min

 *Oficina: O Jogo do Palhaço com Grupo Trampulim (Belo Horizonte)

Inscrições: de 5 a 7 de setembro, das18h às 22h, na Casa de Cultura.